Teste Mbti

O Indicador de tipos Myers-Briggs

 

Com este post apresento o instrumento MBTI ( Myers-Briggs type indicator). O mais popular teste de personalidade continua a ser ignorado por muita gente, mas a verdade é que ele permite que as pessoas, de uma forma simples e acessível, se consigam compreender a si mesmas, a forma como a sua personalidade influencia as suas vidas e isso pode ser muito útil para o seu auto-conhecimento.

Isabel Briggs Myers e sua mãe, Katharine Briggs, são as duas professoras americanas que, nos anos 40,  com a ajuda do livro de 1921 do psicanalista Carl Jung, com o título “Os tipos psicológicos”, dedicaram-se a criar um questionário de cerca de 60 perguntas que permite às pessoas chegarem a um resultado que é composto por 4 letras. Um exemplo: ESTJ.

Ok, então, o teste MBTI contempla a existência de 16 tipos de personalidade, cada qual composto pelas quatro letras. Chama-se a isto a tipologia Jung, que tanto tem surpreendido as pessoas com a forma como é bastante exacta e precisa a descrever a própria personalidade. Ou seja, as pessoas realmente se identificam com os resultados do teste! Deixarei aqui um link que permita acederem ao teste, no entanto, antes, uma pequena explicação sobre as combinações das 4 letras:

  • A primeira letra será um I (Introvertido), ou E (Extrovertido). Isto está ligado à forma como nós recuperamos as nossas energias. Engraçado não? Um introvertido é alguém que recupera as suas energias estando sozinho, enquanto que um extrovertido recupera as energias no convívio e contacto com os outros.

 

  • A segunda letra será sempre um S (Sensação), ou N (iNtuição). Aqui os “sensors”, ou seja as pessoas que são S processam a informação sobretudo através dos 5 sentidos enquanto que os mais intuitivos processam a informação através de padrões, de raciocínios inacabados. Vamos dizer que as pessoas mais intuitivas não seguem os seus 5 sentidos tanto como seguem o seu poder de dedução.

946376747

Imagem: naylandpsych.weebly.com

  • A terceira letra será um F (Feeling, sentimento) ou T (Thinker, racional), e basicamente, os sentimentais tomam decisões com base em valores e os racionais decidem com base em factos. Simplificando, uns usam mais a cabeça, outros, o coração na hora de tomar decisões.

 

  • Finalmente, temos o J (Judging, planeador), ou P (Perceiver ou espontâneo), e isto tem essencialmente a ver com o estilo de vida. “Judgers” gostam de seguir planos, estrutura, e não querem surpresas no caminho, enquanto que os “Perceivers” estão dispostos a tomar decisões “em cima do joelho”, por norma inovam, e gostam de ter as suas opções em aberto.

As 16 combinações dão então como resultado 16 personalidades, 16 maneiras de ser. Numa delas todos nós encaixamos. Qual será o seu tipo de personalidade?

O que eu vou fazer então é deixar um simples link para a versão do teste em inglês e uma em português, para quem preferir. Devem fazer com consciência, com calma, tentando dar as respostas o mais apropriadas a vocês o possível…

O caminho para o auto-conhecimento começa aqui…

http://www.16personalities.com/br/teste-de-personalidade (Português)

http://www.16personalities.com/free-personality-test (Inglês)